O Compositor é um Mentiroso?
Uma vez estava em um show do Toquinho e ele falava sobre suas parcerias com Vinícius de Moraes, conhecido como poetinha pela tamanha sensibilidade e intensidade de seus versos. Em determinado momento ele disse:
Vinícius escreveu “Eu sei que vou te amar. Por toda a minha vida eu vou te amar. Em cada despedida eu vou te amar. Desesperadamente, eu sei que vou te amar. E cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar por toda minha vida”. E Pensar que ele foi casado 9 vezes.
A plateia caiu em gargalhada imediatamente, mas aquilo ficou na minha cabeça. (se quiser saber mais sobre os relacionamentos de Vinícius, clique aqui).
Daí estes dias vi Fábio Jr. interpretando seu maior sucesso “Alma Gêmea” (composta por Aroldo Sobrinho) e ao cantar essa música, mesmo depois de muitos anos, ele continua passando uma emoção e verdade impressionantes. Então me veio à cabeça “E pensar que ele foi casado 7 vezes”.
Isso me fez pensar: os compositores e os músicos intérpretes que dão sua cara às composições realmente acreditam no que escrevem/cantam? São pessoas que vivem intensamente e se iludem ou são simplesmente uns grandes mentirosos?
Lembrei também recentemente da dupla Marcos & Belutti que tiverem um enorme sucesso interpretando a música “Domingo de Manhã”, que tem versos como:
“Eu nem sei, o que faria nesse inverno
Qualquer coisa que não fosse com você me causaria tédio”
“Poderia estar agora num hotel mil estrelas em Dubai
Mas eu, eu, eu prefiro estar aqui te perturbando domingo de manhã
É que eu prefiro ouvir sua voz de sono domingo de manhã”
Logo na sequência, a música que eles começaram a trabalhar e que também foi um grande sucesso foi “Aquele 1%” em parceria com Wesley Safadão, que diz:
“Ligo no outro dia no estilo Don Juan
Dormiu bem, meu amor? É Domingo de manhã
Vamos pegar uma praia, deu saudade do seu beijo
Trato todas iguais, esse é meu defeito
‘Tô namorando todo mundo
Noventa e nove por cento anjo, perfeito
Mas aquele um por cento é vagabundo
Mas aquele um por cento é vagabundo
Safado e elas gostam”
Aí minha cabeça dá um nó, porque eles desmentem toda a música anterior, inclusive fazendo referência à música “Domingo de Manhã” na letra de “Aquele 1%”.
Fiquei confuso e meio incomodado porque, qual é a ideia então? As pessoas que acreditaram na música anterior já podem descartá-la? Vocês foram enganadas, eles não estavam falando sério!
Eu como compositor confesso que não entendo muito bem essas situações, pois sempre ouvi dizer que os grandes artistas só são grandes assim porque mostram a sua verdade. Mas pesquisando a vida/história de muitos artistas que gosto, vi que elas não eram lá muito compatíveis com suas canções.
O que eu fiquei pensando também é que as pessoas na verdade querem somente se imaginar vivendo aquela situação da música. Assim como quando assistimos um filme e ficamos empolgados e dispostos a viver algo parecido com aquela história, mas na prática não é isso que acontece. Só nos deixamos levar por aquela emoção, por aquele momento e depois voltamos para nossas vidas normais. Até nos depararmos com outras músicas, outros filmes…
Então de certa forma também somos iguais aos músicos e compositores, porque gostamos de nos iludir ou mentimos para nós mesmos e para os outros. Por isso nos conectamos com as canções.
Eu escolhi fazer diferente e ser compatível com o que eu quero, com o que eu sinto e com o que quero passar para as pessoas que se conectam comigo. Desde então tenho tentado agir assim de forma prática, mas sei que não é fácil e muitas vezes também acabo sendo incoerente.
Mas afinal de contas, o músico/compositor é um grande mentiroso (que pode até acreditar em suas mentiras), é alguém que vive muito intensamente, erra e acerta como todo mundo? Ou talvez seria somente alguém que gosta de contar boas histórias?
Para conhecer mais sobre meu trabalho:
Escute:
ᐅ Spotify: https://goo.gl/a6BGrF
ᐅ Deezer: https://goo.gl/3ajGkv
ᐅ Apple Music: https://goo.gl/juiq7g
Social: @pliniopb
ᐅ https://instagram.com/pliniopb
ᐅ Youtube: https://goo.gl/czHfgs
ᐅ https://facebook.com/pliniopb
ᐅ https://twitter.com/pliniopb
Músicas citadas neste post:
Eu Sei Que Vou Te Amar – Vinícius de Moraes & Tom Jobim
Alma Gêmea – Fábio Jr. (compositor: Aroldo Sobrinho)
Domingo de Manhã – Marcos & Belluti (compositor: Bruno Caliman)
Aquele 1% – Marcos & Belluti part. Wesley Safadão (compositores: Francisco BenÍcio De Sá Neto / Marcos Vinicius Soares De Oliveira)