
Como fazer um DVD totalmente independente gastando bem menos
Quem caiu neste post procurando uma fórmula milagrosa irá se decepcionar. No entanto, contarei sim alguns “segredos” para alcançar o objetivo de produzir um DVD independente. Mas cá entre nós, não há segredo nenhum, é só planejamento. Sim, planejamento, uma palavra muuuuuuuito distante da enorme maioria dos músicos. Foi desta forma que consegui produzir um CD e DVD ao vivo para o meu grupo (chamado Tá em Casa), sem nenhuma ajuda do setor público ou privado, ou seja, sem projetos de incentivo, leis de benefícios fiscal ou patrocínios de empresas. Não lancei mão destes recursos porque atualmente se perde muito tempo tentando aprovar projetos e conseguir patrocínios em um jogo onde os que mais precisam de apoio geralmente não são beneficiados. Em minha opinião a seleção de projetos é muito falha. Por isso resolvi usar este precioso tempo para correr atrás por mim mesmo e garanto que, ao final, a satisfação de conseguir é maior.

O principal defeito de músicos e bandas é não conseguirem ter uma organização mínima, ou seja, não conseguem administrar suas carreiras. Muitas vezes chegamos atrasados nos shows, marcamos e desmarcamos datas várias vezes, esquecemos de anotar compromissos, gastamos todo o dinheiro dos cachês, não nos comunicamos bem com nosso público, não temos um material descente para imprensa, nem fotos legais e com boa resolução para divulgação, entre tantas outras coisas. Mas isso é muito básico, essencial.
O problema é que a maioria dos artistas são sonhadores que vivem tentando conseguir shows na esperança de serem descobertos por alguém ou ter a sorte de algum empresário bonzão assistir a apresentação e querer fazer um super contrato que irá lhes projetar nacionalmente. Ou seja, os músicos vivem esperando ganhar na loteria. Sinto lhe dizer que hoje em dia não é bem assim. Não é nada assim. Se você não se organizar e fizer as coisas por você mesmo, não consegue nem tocar no boteco do seu bairro.
O que eu fiz foi traçar um objetivo que não poderia ser desviado: fazer um DVD independente com nível profissional. Então procurei os meios de chegar nele partindo das minhas habilidades. Fiz uma pré-lista de tudo que seria preciso para o projeto, exemplo:
– seleção de repertório
– arranjos
– local de gravação
– gravações e edições de estúdio
– captação de áudio ao vivo
– palco
– iluminação
– backline, monitoração e P.A.
– cenário
– figurino
– gravações e edições de vídeo
– material de divulgação
– venda de ingressos
– projeto gráfico
– registro das obras e fonogramas
– documentação legal para lançamento e venda dos CDs e DVDs
A partir desta lista fiz uma estimativa do orçamento de quanto ficaria para concluir meu projeto. O número assustou. Então decidi ver quais itens desta lista eu tinha plena capacidade de assumir sem precisar contratar ninguém. Este ponto é muito importante, veja bem, eu disse PLENA capacidade. Os itens em que eu não me sentia preparado eu não arrisquei assumir a responsabilidade, mas procurei pessoas competentes para fazer. Se não for desta forma, existe um risco muito grande do resultado ficar caseiro e bem amador, por isso não queira fazer coisas que você não sabe, tenha humildade e consciência para não querer abraçar tudo. Para as áreas que eu não tinha competência, busquei parcerias com bons profissionais e também permutei alguns serviços por shows e outros serviços que eu podia fazer. Com tudo isso consegui reduzir quase metade do valor inicial. Mas atenção, mesmo conseguindo reduzir o seu orçamento, tenha uma reserva financeira extra para seu projeto, pois no final sempre acaba tendo alguns gastos extras e inesperados.
Ok, consegui reduzir o custo final, mas mesmo assim o projeto era caro e além das minhas possibilidades. O que eu fiz? Simples, resolvi dedicar uma parte de toda a grana que eu conseguia com a música (cachês, produção de eventos próprios, venda de CDs antigos, etc) para o projeto do novo DVD. Do início do sonho do projeto, até sua conclusão foram quase 3 anos. Foi preciso paciência, pois algumas vezes pensei em utilizar o dinheiro para produzir um single, ou um clip. Mas fui firme em seguir com este planejamento e com persistência e foco foi possível o sonho se realizar. E às vezes pode parecer muito tempo, mas não é. Muitos artistas consagrados demoram até mais do isso para produzir e lançar um novo álbum. Um projeto assim precisa de tempo para ser bem feito. Enquanto você vai juntando a grana existem muitas etapas do processo que podem ir sendo desenvolvidas em paralelo e isso é altamente recomendável, pois dá um trabalhão fazer tudo isso. Se você esperar juntar todo o caixa para começar, vai levar muito mais tempo do que você imagina.
Ahhh, esqueci de dizer. Eu consegui também a participação de um artista importante dentro do estilo musical da minha banda. Como consegui? Entrei em contato com a produção dele pelo e-mail de contato que constava no site do grupo. O e-mail chegou até ele que topou participar. Também contamos com a sorte de o artista estar fazendo shows perto da nossa cidade bem no fim de semana da gravação. As vezes as pessoas complicam e acham que tudo é muito difícil de conseguir, simplesmente porque não tentam, não arriscam e não se planejam.
Não sou nenhum artista renomado e famosão, mas vou te dizer uma coisa, tenho muito orgulho de tudo o que consegui fazer até agora na área musical e vou continuar me empenhando para chegar o mais longe possível com a minha música. O melhor disso tudo é que não há segredo, com determinação e organização, qualquer um pode chegar.